Quer entender definitivamente o que é gravação em nuvem?
Se você chegou até aqui é porque gostaria de aprender um pouco mais sobre a tecnologia que vem agitando o mercado de segurança eletrônica, a gravação e monitoramento em nuvem de câmeras.

Então prepare-se pois agora você irá conhecer todas as questões relevantes para quem deseja entender o que é e como trabalhar com serviço de monitoramento em nuvem de câmeras.

Gravação em nuvem não exige investimento inicial

2017 foi o ano em que mais se falou sobre gravação em nuvem no mercado de segurança eletrônica e a tendência é de crescer ainda mais em 2018. Se você trabalha com CFTV certamente já teve contato ou recebeu algum questionamento de clientes sobre esta tecnologia.

A preocupação com a segurança das imagens do CFTV não é algo novo. Contudo, enquanto sistemas de redundância ou backup remoto possuem altos custos a gravação em nuvem não. O armazenamento em nuvem permite oferecer uma camada adicional de segurança aos clientes sem qualquer tipo de investimento inicial.

A Monuv trabalha exclusivamente com parceiros profissionais do setor e possui um programa de parceiros que permitem trabalhar com a nuvem a partir de R$0 de investimento inicial.

Isso significa que o profissional de segurança eletrônica pode adicionar o serviço de monitoramento em nuvem ao seu portfólio e aumentar sua receita mensal em pouco tempo.

Receita recorrente para profissionais e empresas de segurança

A evolução de todos os mercados é deixar de vender apenas "produtos" para vender "serviços". O mercado de segurança eletrônica não seria diferente. Em um cenário de comoditização de hardware e guerra de preços, cada vez mais os serviços serão utilizados como diferencial competitivo.

Se por um lado vender serviço é um desafio, por outro lado é extremamente interessante pela possibilidade de obter receitas recorrentes. A receita recorrente costuma ter um ticket médio menor, mas por sua característica acumulativa os potenciais de ganho a longo prazo são maiores.

Desta forma, a gravação em nuvem aparece como um serviço de alto valor agregado complementar aos serviços já oferecidos pelos profissionais de CFTV.

Gravação em nuvem como proteção contra falhas do DVR

O vídeo gravado no DVR / NVR utiliza discos rígidos que em algum momento pode apresentar falhas. O problema é que muitas vezes essas falhas são descobertas logo quando você mais precisa do vídeo, ou seja, quando existe uma ocorrência ou sinistro.

DVRs / NVRs redundantes podem fornecer um nível adicional de proteção, mas isso adiciona um custo significativo tanto na aquisição quanto na manutenção desses pois requerem equipamentos adicionais, mais espaço, geram mais ruído, calor e consomem mais eletricidade.

Backup de câmeras em nuvem contra roubos

O motivo mais óbvio para a gravação na nuvem é garantir que as evidências de vídeo não sejam perdidas ou roubadas. DVRs / NVRs podem ser facilmente roubados ou danificados e todo investimento em infraestrutura de segurança eletrônica ser perdido.

Mesmo que a gravação local seja mantida, o backup das imagens pode ser feito em nuvem garantindo segurança das imagens das câmeras caso o equipamento local seja roubado ou danificado.

Saiba quando a câmera ip ou DVR estiverem desconectados

É fato que as câmeras de segurança não funcionam continuamente e isso é algo quase impossível de prevenir. Os motivos variam desde a reinicialização da câmera ou DVR, perda de conexão com a internet, falta energia, falha do equipamento ou até ações de pessoas mal intencionadas. Mas o que certamente você pode fazer é não ser pego desprevenido tendo ciência sempre que sua câmera não estiver armazenando imagens.

Com o monitoramento em nuvem se alguma coisa der errado com sua câmera, você será notificado imediatamente para que você ou seu cliente possam tomar uma ação e evitar surpresas.

Na Monuv verificamos o estado da sua câmera a cada minuto. O recurso funciona para todas as câmeras conectadas à plataforma sem qualquer cobrança adicional.

Nós notificamos o usuário por e-mail sempre que a câmera ficar offline por mais de 5 minutos (este período pode ser customizado se necessário). Uma vez que a câmera esteja de volta ao status on-line, um e-mail de confirmação irá notificá-lo novamente.

Tempo de histórico de gravação flexível e ilimitado

DVRs e NVRs têm capacidade de armazenamento limitada. Inevitavelmente, à medida que mais câmeras são adicionadas e câmeras de resolução mais alta empregadas, o tempo total de retenção do NVR é reduzido.
Em outros casos, você pode simplesmente querer um, dois ou mais anos de armazenamento de apenas algumas câmeras para se proteger contra reclamações fraudulentas, recalls de produtos ou por qualquer outro motivo.

Com a gravação em nuvem, você possui a solução de armazenamento mais flexível e escalável. Nosso sistema permite que cada câmera seja configurada conforme a necessidade do projeto, viabilizando projetos de alto valor agregado com baixo investimento inicial.

CFTV de alta segurança e baixo custo

No monitoramento em nuvem a configuração é definida por câmera. Caso a câmera esteja conectada a um DVR a configuração será feita por canal. Não é necessário gravar todos os canais de DVR em nuvem. Você pode escolher os canais mais críticos que realmente necessitam de uma segurança maior das imagens.

Além disso, nem todas câmeras ou canais precisam ter a mesma configuração. Você pode ter algumas câmeras gravando com alta resolução e outras com baixa. As externas com alta taxa de movimento (fps) para capturar movimento de veículos e as internas com uma taxa de movimento moderada. Câmeras estratégicas podem manter o histórico em nuvem por 30 ou até 90 dias e c6ameras menos críticas por apenas 3 ou 7 dias.

A gravação em nuvem permite ao profissional desenhar um projeto de forma que atenda da melhor maneira seu cliente otimizando os recursos disponíveis e o custo total do projeto.

Acesso simultâneo ao vídeo ilimitado

As pessoas estão sempre em movimento e para que elas permaneçam produtivas elas precisam de acesso fácil e imediato ao seu vídeo, não importa onde estejam.

Os sistemas NVR tradicionais podem fazer tudo isso, mas eles precisam de uma conexão ponto a ponto com o NVR. Isso significa que cada acesso consumirá largura de banda e roubará o desempenho do NVR. Portanto, se você tiver várias conexões remotas, poderá experimentar um sistema lento e sem resposta.

Com o sistema de armazenamento em nuvem da Monuv, o vídeo fica em um servidor em nuvem com alta capacidade de processamento. Isso significa que muitos usuários podem acessar simultaneamente o fluxo de vídeo ao vivo ou gravado sem qualquer impacto no desempenho. Ou seja, os usuários não estarão acessando o NVR e não consumirão a internet do local onde ele estiver. Cada usuário acessa o servidor em nuvem sem qualquer impacto no desempenho do sistema local.

Compartilhamento fácil de câmeras

Muitas vezes é necessário liberar acesso temporário às imagens das câmeras. Seja por um política de segurança ou por estar explorando o CFTV para aplicaçòes comerciais.

Com a nuvem de câmeras o compartilhamento de vídeos não poderia ser mais fácil. Tudo que o usuário precisa fazer é inserir os endereços de e-mail dos indivíduos com quem deseja compartilhar. Esses usuários receberão um link e poderão reproduzir o vídeo a partir de qualquer dispositivo com qualquer conexão à internet.

Redução no consumo de internet no local do DVR

Quer dizer que a gravação das câmeras em nuvem irá diminuir a quantidade de internet utilizada?
Sim! A internet ainda será importante para enviar as imagens para a nuvem, mas apenas a banda de upload será utilizada.

É muito fácil calcular a quantidade de banda de upload consumida por câmera usando esta tabela de bitrate.

Portanto, com a gravação em nuvem para acessar as imagens não há qualquer consumo de banda no local onde está o equipamento. Isso significa que locais que requerem muitos acessos simultâneos podem aproveitar a gravação em nuvem para ampliar o número de pessoas que poderá ter acesso às imagens.

Esta característica da gravação de câmeras baseada na nuvem abre um leque enorme de oportunidades pois permite que muitas pessoas tenham acesso seguro às imagens sem prejudicar a qualidade do sistema de monitoramento.

Em um condomínio, por exemplo, além do síndico, cada morador poderia ter um usuário e senha individual para visualizar ou resgatar as imagens das câmeras de segurança.

Outras aplicações interessantes explorando esse benefício de acessos ilimitados e fácil compartilhamento são:

  • Escolas
  • Hospitais
  • Clínicas de idosos
  • Petshops
  • Condomínios verticais e horizontais
  • Bairros e comunidades

Monitoramento em nuvem para vigilância compartilhada

City-Cameras-Gravacao-em-nuvem-monuv-vigilancia-solidaria
Como a câmera em nuvem facilita muito o compartilhamento de imagens este modelo é perfeito para projetos de vigilância compartilhada entre comunidades de moradores de bairros e até cidades.
Já ouviu falar no projeto City Câmeras de SP? Saiba mais aqui!

Neste modelo um única câmera, se bem posicionada, possui utilidade para um grupo de pessoas que podem visualizar as imagens das fachadas de seus estabelecimentos ou de suas casas, por exemplo.

O fácil compartilhamento permite também que as autoridades locais tenham acesso rápido às imagens agilizando todo o processo de investigação de ocorrências.

Segurança, segurança, segurança

Realizar uma gravação redundante ou um backup remoto pode incluir configurações de firewall, roteador e NVR, juntamente com instalações de software, configurações de PC e treinamento.

Ao utilizar nossa plataforma de gravação em nuvem suas câmeras estão conectadas com segurança à nuvem da monuv usando um canal criptografado. Isso quer dizer que apenas usuários autorizados podem visualizar e armazenar de forma remota um vídeo. A Monuv armazena vídeos no Amazon S3, o serviço mais confiável do mundo. Tudo acontece através do HTTPS para proteger seus dados e privacidade.

Centralização de diferentes câmeras em plataforma única

Com a plataforma de câmeras em nuvem você acessa todas as câmeras em um único sistema. Mesmo que existam câmeras ou DVRs de diferentes fabricantes, em diferentes locais ou até mesmo em clientes diferentes, todas as imagens estarão centralizadas em um mesmo local, de forma organizada e acessível.

Portanto, a plataforma de gravação em nuvem é também um sistema que facilita toda a gestão do armazenamento das imagens do sistema de CFTV.

Menor custo total do investimento no sistema de CFTV

Ao comparar o custo do modelo tradicional com o modelo de nuvem é preciso olhar para todos os custos envolvidos, mesmo aqueles que não são tão aparentes. Conheça todos os parâmetros que deveriam ser considerados nesta análise:

Hardware

Custo do NVR, HD, Servidores, etc.

Manutenção

Custo para upgrades, serviço acelerado, renovações de licenças, treinamento e auditorias e inspeções de segurança.

Instalação

Você terá que considerar o custo da instalação, fiação, energia, configuração e treinamento.

Recursos de TI

Custo do departamento de TI para implementar a instalação. Isso inclui avaliações de produtos, seleção de fornecedores, configuração de configurações de segurança de rede, coleta e elaboração de documentação, e busca de espaço no rack, energia e rede. Isso tudo combinado com a perda de horas de trabalho, o que poderia ser melhor gasto em tarefas críticas.

Escalar o negócio

O custo não acompanha a demanda. Sempre há perda de capacidade de processamento ou de armazenamento e a necessidade de crescimento pode requisitar um alto investimento em equipamentos que não serão aproveitados em sua totalidade.

Consumo de eletricidade

O consumo de energia de um NVR variará muito e muito depende do número de HDs instalados. Um NVR típico de 16 canais consumirá de 30 a 250 watts

Risco

Custo associado com inundações de roubo e incêndio. Qual é o custo do tempo gasto tentando recuperar seu(s) vídeo(s) perdido(s)? Será que essa perda causará perda de receita? Isso prejudicará a imagem ou a marca da sua empresa?

Proteção física do NVR

Isso pode incluir a aquisição de um local seguro, fechaduras de portas, acesso a sala de armazenamento, caixa de bloqueio, etc.

Produtividade

Perda de produtividade associada a falhas do NVR, atualizações, renovações de licenças e manutenção geral. Também pode ser necessário pagar horas extras aos funcionários que administram essas interrupções.

Atualizações do software NVR

Tempo do Departamento de TI para fazer diligências de segurança, atividades de coordenação, atualização de software e implementação de procedimentos de segurança, patches e documentação. Isso também inclui as taxas de manutenção pagas ao integrador de segurança.

Substituição

Talvez seja necessário substituir os seus NVRs quando eles falharem ou se tornarem obsoletos. Isso inclui o tempo necessário para reavaliar as necessidades do negócio, fazer uma seleção adequada de produtos, adquirir RFPs e os custos dos novos NVRs.

Aquisição de capital

Custo associado à obtenção de capital, incluindo juros sobre taxas de empréstimo ou leasing.

Quando tudo isso é considerado, usar um serviço na nuvem, como a Monuv, mesmo que para um backup ou redundância, reduz o custo total do projeto de CFTV.

Mais clientes satisfeitos com menor custo

Uma briga entre condôminos, um acidente de trânsito, um furto... Situações cotidianas que se flagradas por câmeras de segurança podem evitar ou encurtar muito o tempo de solução de um evento. Quer dizer, se aquela câmera estiver em nuvem pois a recuperação de imagens das câmeras de segurança pode ser uma atividade bastante morosa.

O processo de recuperação de vídeos de segurança na maioria das vezes envolve várias etapas:

  1. Evento ou ocorrência
  2. Pedido ao administrador local com detalhamento da situação
  3. Solicitação à empresa de segurança
  4. Deslocamento de um agente ao local para recuperação da gravação física
  5. Análise dos vídeos para localização do evento
  6. Envio do trecho de vídeo ao administrador local
  7. Envio do trecho de vídeo ao interessado inicial

São muitas etapas, muitas pessoas e muito tempo envolvidos. Isso sem mencionar as possibilidades de erros entre cada uma das etapas. Para o cliente final é um tempo demasiado longo para a solução do seu problema e para a empresa de segurança significa dispor de recursos valiosos (e custosos).

Com a gravação da câmera em nuvem este acesso fica muito mais fácil pois não há limites de usuários ou de acessos simultâneos. Além disso, a Monuv disponibiliza ferramentas que facilitam a localização de eventos no histórico de gravação.

Portanto, qualquer pessoa (até mesmo o cliente final) poderia acessar a plataforma, pesquisar e realizar o download do trecho de vídeo desejado sem qualquer necessidade de acionar a empresa de segurança ou treinamento prévio.

Destaque para sua empresa de segurança eletrônica

Quando você vende um serviço de gravação em nuvem não está provendo ao seu cliente apenas um serviço seguro e confiável que irá trazer maior segurança ao sistema de CFTV dele. Você está entregando uma plataforma completa e aplicativos úteis para visualização das imagens ao vivo e fácil recuperação das gravações.

Na plataforma e aplicativos da Monuv o parceiro (empresa de segurança, integrador ou instalador) pode liberar usuários para seus clientes para que eles possam usufruir das facilidades. Todos os parceiros possuem seu logo em destaque no ambiente de navegação do sistema. Isso faz com que o cliente tenha contato com a marca do parceiro em cada acesso ou interação com o sistema.

A Monuv oferece 3 opções de customização que atendem diferentes perfis de profissional. Desde o pequeno instalador até empresas de segurança eletrônica ou integradores que já possuem uma marca consolidada no mercado.

Gravação em nuvem para inteligência corporativa

Alguns mercados estão regulando a segurança. Já existem leis que obrigam petshops a terem câmeras de segurança com gravações para averiguação. O setor de estacionamentos também possui regulações quanto à gravação de vídeos de segurança. Outros setores utilizam imagens das câmeras de segurança para evitar perda de evidências sensíveis, fazendo altos investimentos para realizar o armazenamento de backup fora do local.

Com a gravação em nuvem o vídeo é armazenado em tempo real em um local externo. Portanto, se houver roubo, incêndio, inundação ou sabotagem o vídeo estará sempre seguro.

Funcionalidades da plataforma de gravação em nuvem Monuv

A plataforma de gravação em nuvem não irá substituir um sistema de videomonitoramento, CMS ou analíticos. O foco do sistema de gravação em nuvem será realizar o armazenamento seguro dos vídeos para acesso caso necessário.

Dentro deste propósito a plataforma possui uma série de recursos que irão facilitar a gestão de câmeras e localização de eventos no histórico de gravações de vídeo. Alguns deles são:

Imagens da câmera ao vivo

Além de armazenar o histórico você também consegue visualizar ao vivo as imagens das suas câmeras através da plataforma web ou dos aplicativos para dispositivos Android e iOS.

Grid / Mosaico de câmeras

Visualize até 9 imagens ao mesmo tempo usando o mecanismo simples de clica e arrasta. Escolha diferentes câmeras ou uma única câmera várias vezes para comparar diferentes momentos na linha do tempo. O sistema irá guardar sua última seleção permitindo que suas câmeras favoritas sejam acessadas rapidamente.

Visualização em mapa

Cada câmera gera um pin em um mapa. Ao passar o mouse sobre o pin é possível identificar detalhes da câmera e ao clicar abre uma janela para visualização do vídeo ao vivo e gravação. Esta função é extremamente útil para projetos com diferentes locais (multi-site), projetos de vigilância comunitária ou até de monitoramento de cidades.

Recuperação de vídeos na linha do tempo

A navegação pelo histórico de gravações é muito simples e intuitiva. É tão simples quanto navegar em um vídeo do Youtube. Onde barra estiver verde existe gravação. é possível entre diretamente com a data que deseja visualizar ou deslocar uma barra de progresso para o instante desejado.

Pesquisa por miniaturas

Um dos recursos favoritos dos usuários da Monuv!
Uma hora de vídeo em apenas uma fotografia. São 60 miniaturas, uma por minuto, que compõe uma imagem e permitem localizar facilmente o momento de um acontecimento específico.

Tinha um carro estacionado ali e agora não tem mais? Clique sobre o quadro desejado e o vídeo abrirá naquele exato instante. Este recurso proporciona economia de tempo na localização do trecho de vídeo de interesse.

Download de trechos de vídeos

Se você precisar guardar por mais tempo um trecho de vídeo específico você poderá fazer download para o seu computador. Basta indicar o horário de início e fim o sistema exportará um arquivo mp4 para você guardar onde e por quanto tempo quiser.

Compartilhamento fácil de câmeras

Disponibilize o acesso de suas câmeras por um período de tempo pré-determinado. Escolha as câmeras que deseja compartilhar e envie o convite por email para quantas pessoas quiser.
A pessoa poderá acessar apenas as câmeras que tiver permissão, pelo período determinado pelo proprietário da câmera.

É através desta função que você consegue enviar as imagens das suas câmeras para projetos de segurança pública como o City Câmeras, por exemplo.

Grupos de usuários e permissões de acesso

Nem todos os usuários devem ter permissão de visualizar todas as câmeras de uma empresa ou condomínio? Utilize o recurso de grupos para organizar os acessos às câmeras. Escolha as câmeras e selecione os usuários que devem ter acesso a elas de forma simples e rápida.

Conhece alguém que se beneficiaria deste material? Compartilhe!

Gostou? Fique à vontade também para falar comigo via LinkedIn ou por e-mail (contato@monuv.com.br)