/ Gravação em nuvem

A gravação em nuvem é indispensável? 8 vantagens para uma segurança eficaz

A gravação em nuvem de câmeras é realmente indispensável?

Possuir um sistema de monitoramento é fundamental para garantir a segurança de qualquer empresa, desde as pequenas até as de grande porte.

Hoje em dia, não utilizar a gravação em nuvem para câmeras IP e DVRs é uma opção arriscada. Sabe por que?

Pesquisas mostram que 80% dos DVRs são destruídos ou roubados durante ocorrências. Ou seja, mesmo que tenha sido feito um investimento em equipamentos de CFTV de última geração perdem-se os vídeos. E, sem as gravações das câmeras, todo o sistema de video vigilância foi inutilizado.

E aí vem uma pergunta importante: Porque foram investidos milhares de reais em um sistema de segurança, se ele é inutilizado quando destroem os equipamentos de gravação?

Exatamente por isso que a gravação em nuvem é essencial. Com ela, o infrator pode até destruir o DRV, mas os vídeos continuam seguros e intactos, porque foram gravados longe dali, em nuvem.

E isso é só o começo. Ainda existem outras vantagens indispensáveis que uma simples gravação em nuvem pode proporcionar. A prova disso é que a gravação em nuvem já vem sendo utilizada por um número crescente de empresas para garantir a segurança de seus bens e imóveis.

Ficou curioso? Então acompanhe as linhas abaixo, onde iremos falar sobre as 8 vantagens da gravação em nuvem.

Como a gravação em nuvem garante a segurança do vídeo

Segredo-nuvem-Monuv-cameras-gravac-a-o

Sempre que se fala em vídeo de segurança, as pessoas costumam pensar que é algo blindado. Impossível de ser destruído e que, uma vez realizada a filmagem, ela estará lá para sempre. Mas, infelizmente, não é bem assim que as coisas funcionam.

Na realidade, é justamente ao contrário. Quando não se tem um sistema de armazenamento do vídeo de segurança em nuvem, o material pode ser apagado pelos próprios bandidos!

Sim, muitos ladrões, principalmente aqueles que se especializaram em roubar tipos específicos de empresas e produtos, costumam incluir a completa destruição dos vídeos gravados pelas câmeras de segurança.

Um exemplo claro disso foi o roubo de uma relojoaria no centro de Belo Horizonte, onde os bandidos entraram durante a noite, roubaram todos os produtos da loja e destruíram os vídeos das câmeras de segurança.

Isso não ocorre quando se armazena estas imagens na nuvem, pois mesmo que o bandido destrua completamente a câmera ou qualquer central de armazenamento físico, as imagens continuam salvas na internet e você será capaz de acessá-las quando quiser.

Como a gravação em nuvem inibe assaltos

Monuv---DRV-roubado-backup-em-nuvem-de-cameras

Ainda dentro da questão dos assaltantes especializados, uma empresa que possui o sistema de videomonitoramento que armazena suas imagens na nuvem, tem uma menor probabilidade de ser assaltada por este tipo de bandido.

Basta que a empresa identifique, com um único adesivo ou placa, que as imagens não ficam guardadas na empresa, mas sim em um servidor remoto. Isso, por si só, já irá inibir a ação destes grupos especializados significativamente.

Afinal de contas, a maioria deles age destruindo estas filmagens para garantir a integridade do grupo e evitar os problemas com a justiça. Sendo assim, se eles não puderem ficar 100% seguros do que irão fazer, provavelmente irão abandonar a ideia.

Um estudo feito pelo MIT, provou que estabelecimentos que gravam vídeos de segurança possuem 44% menos chances de serem assaltados e – dentre estas empresas – aquelas que gravam seus vídeos em nuvem, possuem até 70% menos chances de sofrer um ato criminoso.

E, quando mesmo assim o crime for cometido, as empresas com sistemas simples de armazenamento conseguem prender cerca de 37% dos bandidos, enquanto as que possuem um sistema de segurança que grava seus vídeos na nuvem, chegam a 95%.

Ou seja, a melhor maneira de coibir o assalto e, se mesmo assim ele ocorrer, prender os meliantes é utilizando a gravação em nuvem de câmeras.

Como a gravação em nuvem vai inibir sabotagem interna

Cloud-Marketing-1

A espionagem empresarial é um fator crítico e por isso passa a fazer parte da gestão de riscos dos negócios. Por isso é cada vez mais comum ouvirmos histórias de funcionários que se tornaram sabotadores internos.

Agiam afim de capturar dados importantes e levar para a concorrência ou, até mesmo, sabotar o trabalho da empresa, fazendo-a quebrar.

Sendo assim, mais uma vez, os estabelecimentos que possuem a gravação de seus vídeos de segurança na nuvem estão em vantagem, pois esta gravação coíbe a ação destes sabotadores e espiões empresariais.

Afinal de contas, eles não terão como apagar as provas do que fizeram, uma vez que somente o dono ou pessoas da confiança do dono terão acesso aos arquivos salvos em nuvem, impossibilitando assim a ação depredatória destes “não-colaboradores”.

E, se mesmo assim, houver dano por parte dos sabotadores, é possível reconhecê-los facilmente com as imagens salvas em nuvem e, com isso, iniciar um processo de investigação ou até mesmo abrir um processo contra o concorrente responsável pelo ato, utilizando as imagens como prova.

Como a gravação em nuvem vai proteger a apólice de seguro

como-melhorar-o-desempenho-da-camera-de-monitoramento-cftv

Sabe aquelas verdadeiras tragédias que vemos ocorrer por aí, mas nunca achamos que possa acontecer conosco? Pois bem, é para nos proteger delas que fazemos os seguros. Mas, nem sempre isso é garantia de segurança.

Geralmentena ocorr6encia de um sinistro existe uma investigacão por parte da seguradora. É claro que este processo é devido, pois infelizmente fraudes podem acontecer. Contudo, este processo pode se tornar bastante burocrático e infelizmente acabar prejudicando as vítimas pela demora em comprovar os fatos e receber a idenização - sem mencionar alguns casos em que sequer recebem.

Mais uma vez, quem guarda os vídeos de segurança em nuvem, não corre este risco. Pois, os vídeos são armazenados automaticamente, de modo que mesmo que tudo exploda pelos ares, o último instante antes da destruição do patrimônio continuará intacto, no servidor em nuvem.

Afinal de contas, as imagens da câamera ou DVR foram enviadas para um servidor remoto seguro.

Como a gravação em nuvem vai gravar mais

Banner-dashboard

Outra vantagem para quem guarda seu vídeo de segurança na nuvem, é o fato de que as empresas que fornecem este serviço – como nós da Monuv, por exemplo – gravamos cada segundo do que ocorre no local.

Ou seja, não se perde nenhum segundo das gravações das câmeras de segurança, mesmo aqueles eventos que não são detectáveis pelos sensores de movimentos.

O armazenamento em nuvem grava e deixa guardado, podendo ser acessado de qualquer lugar e a qualquer momento.

Isso garante que, mesmo com as mais avançadas técnicas de delitos, ninguém consiga passar despercebido pelas filmagens. Ou seja, é mais segurança para seus clientes.

Tudo isto com uma mudança rápida e fácil de se fazer, pois nosso sistema de gerenciamento possui uma configuração muitos simples, mas ao mesmo tempo extremamente segura. Trazendo conforto, agilidade e tranquilidade para você e sua empresa.

Como a gravação em nuvem vai cuidar do seu sistema de segurança

Imagine acessar o DVR para resgatar uma imagem e descobrir que a câmera tinha parado de gravar a meses e ninguém havia notado.

O sistema de armazenamento em nuvem é capaz de emitir um alerta no exato em momento em que qualquer uma das câmeras, por quaisquer motivos que sejam, parem de gravar. Assim, você ou a pessoa responsável pela segurança poderá tomar as medidas necessárias para averiguar o ocorrido no estabelecimento.

Isso faz com que sua empresa de segurança possa agir o mais rápido possível, diminuindo o tempo de resposta.

Como a gravação em nuvem vai unificar todas as câmeras

Painel-Monuv-Monitoramento-em-nuvem

Só quem possui várias câmeras de segurança, espalhadas em diversos estabelecimentos, sabe a dificuldade que é para conseguir gerir todo este sistema de vídeos de segurança. Sim, armazenar os vídeos na nuvem resolve mais este problema.

Quando suas câmeras enviam as imagens diretamente para a web, é possível acessar todas as diversas filmagens do mesmo computador, ou montar um mosaico, com todas as imagens em uma única tela, mesmo que as câmeras estejam em imóveis diferentes e a milhares de quilômetros de distância.

Isso facilita muito, pois não se faz necessário construir e pagar funcionários para gerir várias centrais de vigilância, pois uma única central é capaz de receber todas as imagens e cuidar de todos os estabelecimentos.

Em suma, se você possui vários negócios e têm câmeras em todos ou alguns deles, não será mais preciso montar diversas centrais de monitoramento. Apenas uma única central será capaz de cuidar de todos os imóveis e, caso haja alguma atividade suspeitada capitada pela central, é só acionar a equipe que está presente no local.

Em muitos casos nem é preciso montar centrais, afinal você pode ver todas as câmeras de seu computador.

Ou seja, é mais economia, segurança, e agilidade para o seu sistema de segurança, com uma mudança simples e muito fácil de configurar!

Como a gravação em nuvem vai ajudar os negócios dos seus clientes

public-cloud-computing-3-fotolia

Outra vantagem sem igual para quem guarda seus vídeos de segurança na nuvem é que se torna possível gerir de maneira mais rápida e inteligente as imagens captadas pelas câmeras, de modo que é possível até mesmo melhorar a logística, marketing e rendimento da empresa.

Isso acontece porque o sistema possui uma função de busca inteligente de eventos. Assim, é possível encontrar eventos mais rapidamente e, com isso, identificar possíveis falhas de segurança ou aumentar o rendimento da empresa.

Por exemplo, localizando eventos específicos que ocorrem durante o dia-a-dia da sua empresa é possível fazer alterações de modo que seus clientes comprem mais, ou simplesmente que uma dificuldade na logística seja resolvida, aumentando assim a produtividade do negócio.

Grandes multinacionais estão adotando o sistema de monitoramento com câmeras, para além de garantir a segurança, mas também para poder analisar cada aspecto da produção e avaliar a eficácia de seus processos.

E, com apenas seis meses de uso, algumas destas empresas conseguiram localizar erros que ocorriam todos os dias, em determinados setores e que, depois de resolvidos, aumentaram a produtividade em até 25%. Em suma, é o videomonitoramento deixou de ser somente um item de segurança, para se tornar um aliado no processo de produção.

Assim, investir em câmeras deixa de ser um gasto extra e passa a se tornar um investimento que mostra seu resultado no caixa da empresa, dia após dia, fechamento após fechamento!

Gostou? Fique à vontade também para falar comigo via LinkedIn ou por e-mail (contato@monuv.com.br)

Conhece alguém que se beneficiaria deste material? Compartilhe!

Camila Rissi

Camila Rissi

Sócia e Diretora Comercial da Monuv. Experiência de 10 anos ajudando a empresas a crescer através de estratégias de vendas outbound e inbound.

Read More
A gravação em nuvem é indispensável? 8 vantagens para uma segurança eficaz
Share this