/ Gravação em nuvem

Aplicações extras para o CFTV nas empresas

O sistema de videomonitoramento das empresas é um importante mecanismo para garantir a segurança patrimonial. Mas, você já parou para pensar que essa pode não ser a única aplicação deste sistema?

As empresas podem e devem explorar o sistema de monitoramento para questões além da segurança.

Melhoria das relações interpessoais

briga-entre-funcionarios
Seja entre funcionários ou com clientes, diferentes motivos levam a uma situação de conflito dentro das empresas. Quase todas as empresas estão sujeitas a ser palco de um confronto entre colegas.

De acordo com artigo publicado pelo The Wall Street Journal, nos Estados Unidos, cerca de 30% dos executivos e funcionários discutem com um colega de trabalho ao menos uma vez.

Essas situações de conflito geram repercussão em toda empresa. Além dos danos que causam à carreira dos protagonistas da briga, estes incidentes afetam a concentração e a produtividade dos demais funcionários, além de afastar os clientes. Afinal de contas, uma discussão acalorada pode resultar em agressão física trazendo sérias consequências para o negócio.

Em 1948, o escritor inglês George Orwell previu no livro “1984” que a sociedade do futuro seria toda vigiada por câmeras. O inglês Michel Foucault, ao estudar a sociedade disciplinar, constatou que por sua singularidade reside na existência do desvio diante da norma.

distribuidores-cameras

E assim para "normalizar" o sujeito moderno, foram desenvolvidos mecanismos e dispositivos de vigilância, capazes de interiorizar a culpa e causar remorsos pelos seus atos.

Estudos comprovaram que a existência de uma câmera no ambiente reduz de 40% a 70% comportamentos indesejados.

Um exemplo claro disso ocorreu no estado do Paraná, onde o governo espalhou câmeras de segurança em centenas de praças públicas, o que gerou uma queda de 65% dos atos de vandalismo e cortou em 90% a ocorrência de brigas e desentendimentos nestes locais.

No âmbito empresarial, a capacidade de apurar fatos e agir com um maior nível de justiça pode ser determinante para garantir a credibilidade e evitar maiores repercussões negativas.

Esta apuração fica ainda mais ágil se o sistema de monitoramento permitir acesso remoto através do envio dessas imagens para um servidor em nuvem.

Assim um gestor, mesmo não atuante da área de segurança, consegue acessar e visualizar as imagens de qualquer lugar ou até usando aplicativos móveis.

Marketing e estratégia comercial

Cloud-Marketing

Profissionais de marketing e vendas precisam estar em constante contato com seus clientes para entender seu comportamento de compra e ofertar produtos e serviços cada vez mais aderentes às suas necessidades.

O uso de câmeras, no varejo por exemplo, provoca refinamento de informações e pode levar o varejista a tirar o máximo de proveito dos espaços de exposição de produtos e do layout da loja.

Os vídeos fornecem informações úteis que permitem entender comportamentos de compra, níveis de interesse, volume e padrões de tráfego, momentos produtivos e oportunidades perdidas.

Ao descobrir o trajeto mais frequente dentro de uma loja, as áreas a que menos vai e aquelas em que mais permanece, é possível realizar adaptações e aumentar as vendas.

Entre as muitas possibilidades está o reconhecimento de clientes VIP no momento em que entram na loja. De posse desta informação é possível disponibilizar de facilidades ou ofertas especiais para estes clientes.

Nos EUA um dos maiores centros de convenções instalou câmeras nos estandes permitindo aos expositores e organizadores observar o comportamento dos participantes.

Implementamos um novo sistema de câmeras em todo edifício, inicialmente com a finalidade de monitoramento de segurança, mas quando discutimos as possíveis utilizações do sistema, chegamos à conclusão que permitiria aos nossos expositores monitorar e entender melhor o tráfego em seu estande

relatou Alan Steel, presidente e CEO do New York Convention Center Operating Corporation.

Este tipo de monitoramento requer câmeras de alta resolução. Mas instalar câmeras de maior qualidade não necessariamente exige maior investimento.

Muitas vezes pode-se usar uma única câmera panorâmica Full HD para cobrir toda a loja, transmitir as imagens para um servidor em nuvem, e ser capaz de assistir a este vídeo remotamente em qualquer parte do mundo.

Empresas brasileiras como a Monuv perceberam essa necessidade e hoje oferecem o serviço de gravação em nuvem para qualquer volume de câmeras. O que também diminui o investimento para este tipo de projeto e permite que empresas que qualquer porte apostem nessa tendência.

Diferencial competitivo

Em um ambiente em que os consumidores são constantemente assediados por informações, as empresas que se destacam não são aquelas que fazem mais do mesmo, mas as que fazem algo diferente.

Segundo a Endeavor, empresas com diferenciais claros tendem a crescer mais do que outras e perpetuar seu crescimento.

As empresas devem buscar diferenciais competitivos que estejam conectados ao valor entregue pelo negócio, pois são mais sustentáveis e difíceis de serem copiados. Ou seja, preço mais baixo nem sempre será o melhor diferencial competitivo pois o concorrente pode optar por trabalhar com uma margem menor.

Imagine uma escola que permite aos pais visualizar a sala de aula do seu filho sempre que desejar. Ou um petshop que compartilha um acesso temporário aos clientes que deixarem animais de estimação aos seus cuidados. Ou ainda uma maternidade em que os pais pudessem compartilhar com familiares distantes imagens do recém nascido.

cameras_CFTV_Pet_Shop_Monuv

Todos são diferenciais que estão intimamente relacionados ao negócio. E tudo isso tudo já é possível graças à tecnologia de videomonitoramento em nuvem.

O monitoramento em nuvem é uma tecnologia que envia as imagens das câmeras de segurança para servidores em nuvem permitindo acesso de qualquer dispositivo e local.

Ela é essencial para este tipo de aplicação pois permite acessos simultâneos ilimitados. Isso acontece porque com a gravação em nuvem os acessos aos vídeos são feitos diretamente ao servidor e não mais ao equipamento (câmera ou DVR)

Gostou? Fique à vontade também para falar comigo via LinkedIn ou por e-mail (contato@monuv.com.br)

Conhece alguém que se beneficiaria deste material? Compartilhe!

Camila Rissi

Camila Rissi

Sócia e Diretora Comercial da Monuv. Experiência de 10 anos ajudando a empresas a crescer através de estratégias de vendas outbound e inbound.

Read More
Aplicações extras para o CFTV nas empresas
Share this